CÍRCULO DE GIZ REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE ARTES E HUMANIDADES ISSN 2696-9020
CÍRCULO DE GIZ REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE ARTES E HUMANIDADES ISSN 2696-9020
CÍRCULO DE GIZ REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE ARTES E HUMANIDADES ISSN 2696-9020
Chamada de artigos
Número especial
GÜNTHER ANDERS,
filosofia da urgência para tempos de barbárie
Organização:
Jorge Coelho Soares
Previsão de publicação:
dezembro de 2023

Chamada de artigos para o número especial Günther Anders, filosofia da urgência para tempos de barbárie.
Organização: Jorge Coelho Soares
Previsão de publicação: dezembro de 2023
Submissões até setembro de 2023.
Gunther Anders, nascido Gunther Stein, foi para muitos o "filósofo do desespero", o filósofo do pânico, o "profeta do Apocalipse", mas para muitos outros, como nós, um "filósofo da urgência", um dos grandes pensadores radicalmente críticos do nosso tempo, tempo dos homens obsoletos, irrelevantes, descartáveis.
Para Anders, a "Filosofia da Situação", como ele a denominava, foi por ele construída em termos claros e compreensíveis. Tinha, obrigatoriamente, um significado prático e moral, aliado a uma grande sensibilidade ética. Visava, essencialmente, a construção de uma "política revolucionária" que nos permitiria desvelar e transformar a nossa realidade do mundo da vida, vista por ele como cega, perversa e catastrófica.
Com suas ideias, tentou nos mostrar que, para além do pessimismo e do otimismo, banais em sua essência emocional, existe a possibilidade de acreditarmos na esperança. e que esta poderá chegar a nós através de uma fissura do real, cada vez mais estreita, mas que estará ali exatamente no momento em que nos dispusermos a criá-la. A outra opção, para ele, seria termos que admitir que somos, efetivamente, "a primeira geração dos últimos humanos".
Jorge Coelho Soares
A revista Círculo de Giz objetiva publicar artigos e ensaios que tratem de temas relacionados às Artes e às Humanidades, expressamente incluídas neste termo a Filosofia e a Psicanálise. Sua linha editorial é pautada na convicção de que perspectivas inter e transdisciplinares, longe de afetarem o dito rigor científico, são aquelas capazes de provocar reflexões efetivamente críticas e complexas da realidade. São bem-vindos textos de caráter ensaístico, em que o autor não careça dissimular sua existência na formalidade fria e distanciada do seu objeto de reflexão. Para o número especial Günther Anders, filosofia da urgência para tempos de barbárie, a revista espera receber artigos e ensaios que tratem não somente do pensamento e da obra de Anders, mas sobre temas de seu interesse, abrangendo a teoria crítica, como um todo.
Contato e submissões: editorial@circulodegiz.org
Orientações para submissão de manuscritos.
EXPEDIENTE
De periodicidade semestral, a revista Círculo de Giz objetiva publicar artigos e ensaios que tratem de temas relacionados às Artes e às Humanidades, expressamente incluídas neste termo a Filosofia e a Psicanálise. Sua linha editorial é pautada na convicção de que perspectivas inter e transdisciplinares, longe de afetarem o dito rigor científico, são aquelas capazes de provocar reflexões efetivamente críticas e complexas da realidade. São bem-vindos textos de caráter ensaístico, em que o autor não careça dissimular sua existência na formalidade fria e distanciada do seu objeto de reflexão. Sem se furtar a temas polêmicos, rejeitando a ideia de neutralidade axiológica do saber, e sem qualquer pretensão de sustentar uma faceta “politicamente correta”, a revista Círculo de Giz se apresenta como um espaço plural e dialógico, livre de ortodoxias e academicismos, e sem exigências de titulações mínimas, bem como de qualquer enquadramento teórico/ideológico, aos autores. Não serão, todavia, publicados textos com conteúdos racistas, sexistas, xenófobos, ou de qualquer outra natureza que engrosse as fileiras da barbárie.
A revista Círculo de Giz é um periódico vinculado à Círculo de Giz Editorial, organizado e gerido pelo seu Conselho Editorial, que pode ser acessado pelos e-mails editorial@circulodegiz.org, revista@circulodegiz.org e contato@circulodegiz.org
CONSELHO EDITORIAL
Diogo Cesar Nunes
Marcelo Fonseca
Coordenação
Adalgiso Júnior "Coruja"
Alexandre Magno Teixeira de Carvalho
Carlos Eduardo dos Santos Zago
Clara Machado Alves
Danielle Curi
Leopoldo Guilherme Pio
Lina Raquel de Oliveira Marinho
Rosane Barata
Sady Bianchin
CONSELHO CONSULTIVO
Ariane P. Ewald
Ana Elisa Lidizia
Ana Flávia Sardinha Paiva
Alice de Palma
Bruno Martins Boto Leite
Camila Rodrigues
Carlos Eduardo Dias Souza
Fábio Mário Iorio
George Bravo
Juliana Cunha
Leonardo César do Carmo
Marcos Antônio de Azevedo Monteiro
Equipe técnica
Luana Natal dos Santos
Luísa Fonseca Assumpção
Mariana Barbosa de Souza
Jaqueline Paiva Azevedo
NORMAS
A CÍRCULO DE GIZ publica artigos e ensaios autorais em Artes, Filosofia, Literatura, Psicanálise e nas Humanidades, em geral, em periodicidade semestral, recebendo manuscritos em fluxo contínuo. As propostas de publicação devem ser encaminhadas ao Conselho Editorial pelos e-mails revista@circulodegiz.org ou editorial@circulodegiz.org
Pede-se que, no Assunto da mensagem, se especifique a natureza do texto enviado (se artigo, resenha, ensaio em artes visuais etc.) e, no corpo do e-mail, se faça uma breve apresentação do(s) autor(es) e do trabalho submetido, mencionando qualquer informação relevante à publicação. O trabalho deve ser enviado em arquivo doc. (word), sem menção de autoria. O Conselho Editorial avaliará a pertinência do trabalho e, se aprovado, encaminhará à avaliação de parecerista do Conselho Consultivo ou indicado por ele.
Os textos devem ser escritos em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, corpo do texto justificado. Artigos devem ter não menos que 7 e não mais que 15 laudas, incluindo as referências, ao final do documento, no padrão ABNT. (Exceções devem ser mencionadas no envio e serão estudadas pelo Conselho Editorial). Margens: superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm. Entradas de parágrafo 1,5. Título e subtítulo em fonte 14, negrito, alinhados à esquerda, com a primeira letra maiúscula. Havendo subseções, devem ser marcadas ou por símbolo centralizado entre duplo ENTER, ou título da subseção alinhado à esquerda, negrito, tamanho 12, também entre duplo ENTER.
Modelo AUTOR-DATA (ABNT) para chamadas de referência, observando a importância da indicação da página, independentemente do tipo de citação, e notas de rodapé explicativas, numeradas, em casos que o autor julgar essenciais. Citações longas (mais de 3 linhas) recuadas em 4 cm, sem aspas. Títulos e palavras estrangeiras em itálico.
Para formatações específicas relativas a ensaios autorais em Artes Visuais, Literatura e afins, pede-se fazer contato prévio pelos e-mails revista@circulodegiz.org ou editorial@circulodegiz.org