Chamada de artigos para o número especial Günther Anders, filosofia da urgência para tempos de barbárie.
Organização: Jorge Coelho Soares
Previsão de publicação: janeiro de 2023

Prazo para submissão: 02 de setembro de 2022

Gunther Anders, nascido Gunther Stein, foi para muitos o "filósofo do desespero", o filósofo do pânico, o "profeta  do Apocalipse", mas para muitos outros, como nós, um "filósofo da urgência", um dos grandes pensadores radicalmente críticos do nosso tempo, tempo dos homens obsoletos, irrelevantes, descartáveis.

Para Anders, a "Filosofia da Situação", como ele a denominava, foi por ele construída em termos claros e compreensíveis. Tinha, obrigatoriamente, um significado prático e moral, aliado a uma grande sensibilidade ética. Visava, essencialmente, a construção de uma "política revolucionária" que nos permitiria desvelar e transformar a nossa realidade do mundo da vida, vista por ele como cega, perversa e catastrófica.

Com suas ideias, tentou nos mostrar que, para além do pessimismo e do otimismo, banais em sua essência emocional, existe a possibilidade de acreditarmos na esperança. e que esta poderá chegar a nós através de uma fissura do real, cada vez mais estreita, mas que estará ali exatamente no momento em que nos dispusermos a criá-la. A outra opção, para ele, seria termos que admitir que somos, efetivamente, "a primeira geração dos últimos humanos".

Jorge Coelho Soares

A revista Círculo de Giz objetiva publicar artigos e ensaios que tratem de temas relacionados às Artes e às Humanidades, expressamente incluídas neste termo a Filosofia e a Psicanálise. Sua linha editorial é pautada na convicção de que perspectivas inter e transdisciplinares, longe de afetarem o dito rigor científico, são aquelas capazes de provocar reflexões efetivamente críticas e complexas da realidade. São bem-vindos textos de caráter ensaístico, em que o autor não careça dissimular sua existência na formalidade fria e distanciada do seu objeto de reflexão. Para o número especial Günther Anders, filosofia da urgência para tempos de barbárie, a revista espera receber artigos e ensaios que tratem não somente do pensamento e da obra de Anders, mas sobre temas de seu interesse, abrangendo a teoria crítica, como um todo.

Contato e submissões: editorial@circulodegiz.org

Orientações para submissão de manuscritos.

.

ga-sharing.jpg

Chamada de artigos

Número especial

GÜNTHER ANDERS,

filosofia da urgência para tempos de barbárie

Organização:

Jorge Coelho Soares

 

Previsão de publicação:

dezembro de 2022 

revista 3 e_edited.png

Revista Círculo de Giz número 3

Revista Círculo de Giz número 2

REVISTA FOTO.jpg

Revista Círculo de Giz número 1