top of page
014f6642-c6f6-44ac-a23c-beefa54ac4f3_edited.jpg

Diários e autobiografias com Sartre em meu horizonte: contratos de sinceridade com um Eu em fragmentos

Ariane P. Ewald

E-book em PDF

Gratuito

1ª edição: 2021

Este texto foi escrito em forma de diário, de forma a tentar seguir o fluxo dos dias e das ideias, das leituras, e o que foi surgindo pelo tempo que foi estabelecido para escrevê-lo. Teria ficado maior se tivesse mais tempo? Com certeza! Essa compulsão pelo trabalho de pesquisa, a obsessão da busca pela informação e a curiosidade de conhecer sempre fizeram parte de minha vida, enquanto professora e intelectual, e como pessoa. A ideia desencadeadora para esta narrativa está ligada à noção de fragmento, que me acompanha desde os tempos de minha tese de doutorado, e com a qual tenho uma profunda ligação, que vem de meu modo de pensar o mundo e os seres humanos, e de perceber que jamais alcançaremos a linearidade, muitas vezes almejada, numa narrativa de vida. São fragmentos, sempre fragmentos. Algumas vezes mais sólidos, com suportes mais precisos fixados em testemunhos (como cartas, fotografias, anotações, diários, lembranças alheias, memórias de outros etc.); outras vezes bastante fugidios e efêmeros, mas que fazem parte disso que somos, disso que nos constituímos, que nos tornamos.

Ariane P. Ewald é professora aposentada do instituto de Psicologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), instituição à qual esteve vinculada nestes últimos 30 anos, atuando na graduação, pós-graduação, pesquisa, estágio e extensão.
 

livro divulgação.png

Devemos cultivar um pensar utópico como resposta da vida à natural "traição da vida", que em tempos de crise como agora nos conduz inevitavelmente a pensar outras possibilidades de ser e de existir.

Jorge Coelho Soares

livro marcelo capa tablet e celular.png
EM BREVE!
WALTER BENJAMIN:
ARTE, POLÍTICA
E RUÍNA HISTÓRICA
bottom of page